BTT-Cross-trihos-açores

O Secretário Regional do Turismo e Transportes anunciou  a criação do programa AZORES ECOBIKE TRAILS. 

Vítor Fraga, que falava durante uma visita ao trilho de BTT do Pico Alto, em Santa Maria, revelou que este programa, com início imediato, visa criar “uma rede de trilhos para o cicloturismo, na perspetiva dela estar estruturada tal como os trilhos pedestres”, potenciando assim um produto turístico que a Região tem para oferecer, com “características diferenciadoras”. 

O AZORES ECOBIKE TRAILS consistirá numa rede regional de percursos cicloturísticos, classificados de acordo com os diversos graus de dificuldade e dotados da sinalética que se encontra homologada internacionalmente. 

O programa prevê também a implementação de um regulamento e de um código de conduta, assegurando ainda que o cicloturismo terá os seus próprios traçados, não confrontando o campo do pedestrianismo (Rede de Percursos Pedestres Classificados dos Açores).  

O AZORES ECOBIKE TRAILS, além do regulamento e do código de conduta, terá “um selo que irá distinguir todas as entidades que se envolvam neste projeto e que, no fundo, contribuam de uma forma ativa para o desenvolvimento do produto turístico que é o cicloturismo”, salientou Vítor Fraga. 

Para o responsável pela pasta do Turismo, este pode “ser um produto muito importante, porque é um produto de ano inteiro” e, nesse sentido, “irá contribuir também ativamente para atenuar os efeitos da sazonalidade que todos nós sabemos que existe”.

DL/GaCS

Share