Estão a ser publicados, pelo Círculo de Leitores, os primeiros volumes do projeto “Obras Pioneiras” (OPCP) que tem como principal objetivo, contribuir para revelar o ADN da língua e da cultura portuguesas. Trata-se de um projeto levado a cabo pela Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização, da Universidade Aberta (CIDH-UAb), Cátedra em estreita relação com o Instituto Açoriano de Cultura (IAC).

O Professor Onésimo Teotónio de Almeida, ao ver este projeto chegar a bom porto, escreveu o seguinte para o próximo número da revista do Círculo de Leitores, que será publicado no final deste mês: “Há décadas que imploro o milagre de uma biblioteca clássica da cultura portuguesa e finalmente as minhas preces foram escutadas”. E o Professor Eduardo Lourenço, na mesma publicação, exarou as seguintes palavras: “As Obras pioneiras são aquelas que, por assim dizer, antecipam o nosso futuro”.

Assim sendo, no dia 12 de setembro, às 18h, no Auditório II da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, conta com a participação de António Barreto, José Pacheco Pereira e Pedro Santos Guerreiro. Já no dia 15 de setembro, às 18h, na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto, contará com a participação de David Justino e Manuel de Novaes Cabral e dia 28 de setembro, às 18h, na Biblioteca São Pedro do Edifício da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, com a participação de Nicolau Santos e José Pedro Paiva.

DL/CIDH

Share