A RTP/Açores comemora esta quinta-feira, dia 10 de Agosto, o seu 42º aniversário. O canal público de televisão nos Açores preparou uma emissão especial, com algumas estreias, para celebrar a efeméride.

No âmbito de projeto de junção de Rádio e TV no edifício da RDP, na rua Castelo Branco em Ponta Delgada, a RTP/Açores prepara a mudança até outubro do corrente ano. As obras de remodelação das instalações estão concluídas e na próxima semana avança a montagem de novos equipamentos, num espaço dimensionado para acolher um novo projeto de Televisão.

Na ilha Terceira a mudança de Angra do Heroísmo para a Praia da Vitória está concluída e até ao final do ano o mesmo deverá acontecer na ilha do Faial, onde a Delegação vai também mudar de instalações.
Amanhã a RTP/Açores oferece ao serão:

18H45 – “SETE CIDADES – DA LENDA À REALIDADE”
Documentário de 2017 que retrata as tradições, usos e costumes dos habitantes da freguesia das Sete Cidades, na ilha de S. Miguel. Aborda também aspetos importantes da evolução geológica da antiga ilha das Sete Cidades, bem como a investigação efetuada por cientistas da Universidade dos Açores, nos domínios da Biologia da Geologia.

21h00 – “ILHAS DE BRUMA – POR ISSO É QUE EU SOU DAS ILHAS DE BRUMA”
Documentário – Trinta anos depois da canção, sobrevive a memória do autor. “Ilhas de Bruma”, para além da intenção de uma música, é o resultado de uma peça musical identitária dos Açores e do seu povo. Produzido pela REALIDADE VISUAL, este documentário é uma homenagem a Manuel Ferreira.

21h30 – CONCERTO COMEMORATIVO DO 50º ANIVERSÁRIO DO CORAL DE SÃO JOSÉ
“Missa Solemnis de Beethoven” – Neste concerto comemorativo, a 6 de Maio passado, o Coral de S. José, em conjunto com a Sinfonietta de Ponta Delgada e os solistas nacionais Sandra Medeiros, Cátia Moreno, Mário Alves e Luís Rodrigues, ofereceu-nos uma das grandes obras do compositor alemão, escrita no apogeu da sua criatividade artística. A Missa Solemnis de Beethoven foi composta entre 1819 e 1823. O concerto teve a direção do maestro Luís Filipe Carreiro.

22h30 – ANTHERO – O PALÁCIO DA VENTURA
Uma das excecionais obras televisivas de José Medeiros é este “Anthero – O Palácio da Ventura”. Um telefilme de grande fôlego sobre a vida de um dos mais sonantes nomes da poesia nacional. Nesta obra, de 2009, o Realizador lança um olhar diferente sobre a vida do filósofo e poeta açoriano do século XIX.
O telefilme resultou de uma co-produção entre a RTP/A e o Governo Regional dos Açores.

DL/RTP-A

Share