Romeiros-São-Miguel-Açores-romaria-quaresmal

Entre o primeiro sábado da Quaresma e a Quinta-Feira Santa, cerca de 2500 homens irão percorrer a ilha de São Miguel. As romarias quaresmais de São Miguel 2017 têm o seu início dia 4 de março e terminarão a 13 de abril, sendo que ao todo serão 52 ranchos, dois deles provenientes da diáspora, que de manhã à noite percorrerão as estradas de São Miguel, sempre junto ao mar, parando em igrejas e capelas da ilha.

Os romeiros percorrem cerca de trezentos quilómetros a pé durante uma semana, trajando um xaile, lenço, saco para alimentos, bordão e terço, entoando cânticos e rezando.

Nas orações os ranchos levam várias intenções pela paz, pela igreja e por todas as intenções particulares que vão recebendo à passagem por cada uma das localidades.

Estas romarias quaresmais, únicas em todo o mundo e prestes a completarem 500 anos, segundo a tradição, tiveram origem na sequência de terramotos e erupções vulcânicas ocorridas no século XVI na ilha, que arrasaram Vila Franca do Campo e causaram grande destruição na Ribeira Grande.

Os ranchos, exclusivamente masculinos, são organizados ao nível das paróquias e devem cumprir um percurso, sempre com mar pela esquerda, passando pelo maior número possível de igrejas e ermidas de S. Miguel, sobretudo as que têm uma especial dedicação a Nossa Senhora.

Da Ouvidoria da Lagoa, nesta primeira semana, sai o Rancho de Romeiros do Cabouco, que estarão na estrada de 4 a 10 de março. De 11 a 17 de março será a vez do Rancho do Remédios.

Em abril será a vez dos restantes ranchos da Lagoa saírem. De 1 a 7 saem os Ranchos de Água de Pau e de Santa Cruz, sendo que o Rancho do Rosário sairá na última semana de romarias, ou seja, de 6 a 12 de abril.

Nas orações têm sempre presente o Santo Padre e, neste pontificado do Papa Francisco, que visitará Fátima em maio, já foram recebidos no Vaticano, merecendo na audiência geral do dia 3 de dezembro de 2014 uma referência concreta de Francisco.

Em baixo o mapa das pernoitas disponibilizado pelo Movimento de Romeiros de São Miguel.

1semana2semana 3semana 4semana 5semana 6semana

DL/IA

Share