romeiros-assembleia-geral-sao-miguel-reuniao-associacao

Os Romeiros de São Miguel realizam o seu retiro anual, de preparação para a Romaria Quaresmal deste ano, no próximo domingo, dia 29 de janeiro, na Escola Secundária da Ribeira Grande.

“Caminhamos com Maria ao Encontro de Jesus” é o tema do encontro espiritual que se inicia às 9h00 e encerra com um momento de adoração eucarística, às 17h00.

O retiro este ano estará de olhos postos no centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima, aos três pastorinhos, e por isso tem como tema dominante a espiritualidade mariana. A “Mensagem de Fátima e a sua Atualidade”, apresentada por Luísa Silva, do Movimento legião de Maria e “Caminhamos com Maria ao encontro de Jesus” por D. João Lavrador, bispo de Angra, serão dois momentos de reflexão e de catequese mariana.

Dando cumprimento às orientações pastorais diocesanas, os romeiros vão igualmente debater as questões sociais com uma intervenção de Monsenhor Weber Machado intitulada a “Ação Social da Igreja”.

Da parte da tarde, a seguir ao almoço convívio, os romeiros são convidados a participar na missa e num momento de adoração eucarística.

Recorde-se que as Romarias Quaresmais terão surgido na sequência de terramotos e erupções vulcânicas ocorridas no século XVI na ilha que arrasaram Vila Franca do Campo e causaram grande destruição na Ribeira Grande.

Só homens podem participar nestas romarias, de duração de uma semana, que têm um percurso sempre com mar pela esquerda, passando pelo maior número possível de igrejas e ermidas da ilha.

Os Romeiros de São Miguel usam um xaile e um lenço e transportam um bordão e um terço. Ao longo do percurso, entoam cânticos e rezam.

Durante a semana em que estão na estrada dormem em casas particulares ou em salões paroquiais, devendo iniciar a caminhada antes do amanhecer e entrar em localidades logo a seguir ao pôr-do-sol.
Este ano as romarias decorrem de 04 de março a 13 de abril.

DL/IgrejaAçores