Esta madrugada de quinta-feira, saíram os últimos Ranchos de Romeiros, para a sexta e última semana de Romaria Quaresmal.

Pico da Pedra, Rabo de Peixe e Rosário – Lagoa, são os últimos três ranchos que irão percorrer, em peregrinação, a ilha de São Miguel, nos próximos oito dias.

Em declarações ao Diário da Lagoa, o Irmão Mestre Paulo Borges, adiantou ser esta, mais uma caminhada de fé, para que cada um se possa encontrar consigo próprio e depois encontrar com o Pai, e no final da Romaria, cada irmão possa ter um regresso transformado, para uma um melhor dia a dia.

Ao longo dos próximos oito dias, os 49 Romeiros do Rosário, irão pernoitar na Relva, Pilar da Bretanha, Ribeirinha, Achadinha, Pedreira (Nordeste), Lomba do Pomar e Ponta Garça.

As romarias quaresmais são uma tradição que remonta ao século XVI. Trajados com xaile, lenço, saco para alimentos, bordão e terço, percorrem mais de 250 quilómetros durante uma semana, entoando cânticos e rezando.

Durante a semana em que percorrem a ilha, os romeiros pernoitam em casas particulares e salões paroquiais, caminhando todos os dias desde o amanhecer até ao anoitecer.

DL

Share