açores-diario-lagoa-noticias-cantoria-desafio-remdios

O lugar dos Remédios, em Santa Cruz, irá acolher a 9.ª edição do festival de cantorias ao desafio, de 21 a 22 de fevereiro.

Anualmente, por ocasião da época carnavalesca, centenas de pessoas deslocam-se à Lagoa para três dias de grande animação, onde não falta a boa música ao desafio, acompanhada pela tradicional gastronomia, propositadamente confecionada pelas senhoras dos Remédios, para este evento.

Sendo uma tradição antiga, ainda hoje preservada nos Remédios da Lagoa, em julho do ano passado a autarquia lagoense presenteou o povo dos Remédios com a publicação de um livro cuja temática incidiu na realização deste festival. Neste livro encontra-se assim uma compilação de algumas fotos e de letras das várias cantorias já realizadas, que João Ponte considera ser “um testemunho escrito que perpetuará este evento tão popular e genuíno do Lugar dos Remédios, intensamente vivido pelas suas gentes”.

Com início a 21 de fevereiro e terminando a 23 de fevereiro, este ano, o festival contará com a atuação dos cantadores terceirenses José Eliseu, Maria Clara e António Isidro, bem como dos cantadores micaelenses João Luís Mariano, Lupércio Albergaria e Vítor Ponte que serão acompanhados pelos tocadores Fernando Silva, Marco Silva, Renato Cordeiro e Toni Silva.

O Festival de Cantorias ao Desafio  mantém assim viva, há 9 anos consecutivos, a tradição e os interesses culturais dos Remédios, que sempre foi reconhecido pela tradição no cantar ao desafio.

Organizado pela Associação Cultural e Recreativa dos Remédios com o apoio financeiro e logístico da Câmara Municipal de Lagoa, este é um evento cultural digno da nossa admiração, pelo facto de proporcionar tão bons momentos de humor e alegria, através da arte repentista açoriana.

 DL/CML