azores_meteo-alerta-vermelho

Nos grupos ocidental e central poderão ser rajadas de vento até 155 quilómetros/hora e ondas de 10 a 12 metros de altura esta quinta e sexta-feira, segundo alertou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Está prevista para a formação de uma “depressão” a noroeste do grupo ocidental (Flores e Corvo), que irá desenvolver-se “rapidamente” e progredir para nordeste nos próximos dias, o que deverá “afetar o norte da Península Ibérica, incluindo parte de Portugal continental”, de acordo com um comunicado do IPMA.

Assim sendo, as ilhas dos grupos ocidental e central estão sob aviso vermelho na até sexta-feira, prevendo-se “ventos de sudoeste passando a noroeste entre 75 e 95 km/h de intensidade média com rajadas entre 120 e 155 km/h e ainda ondas do quadrante oeste com 10 a 12 metros de altura significativa”, podendo algumas, eventualmente, atingir 20 a 25 metros de altura máxima.

A temperatura também deverá baixar de forma “acentuada” em todas as ilhas dos Açores, a partir da noite de quinta-feira, o que “poderá dar lugar a precipitação sob forma de granizo e/ou saraiva e até de neve nas ilhas com cotas superiores a 950 metros”.

A partir da madrugada de sexta-feira e até ao final de domingo, a costa ocidental do continente deverá também ser afetada por uma “agitação marítima forte”, estimando-se ondas “entre quatro a seis metros de altura significativa”.

O SRPCBA recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados.

Dl/Gacs