img_4998

A Rádio Voz do Emigrante de Fall River, numa parceria com a Associação dos Emigrantes Açorianos, ofereceu nos dias 13 e 14 de dezembro de 2016, material escolar a duas escolas da Ilha de São Miguel, nomeadamente à Escola Professor Octávio Gomes Filipe, na Freguesia de Nossa Senhora do Rosário, na Cidade de Lagoa, e à Escola Dom. Paulo Tavares, em Rabo de Peixe.

Maria de Lourdes Lourenço, professora e jornalista da Rádio Voz do Emigrante, foi a principal colaboradora do projeto de apoio às escolas, numa iniciativa que surgiu no âmbito de uma entrevista ao Presidente da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe, Jaime Vieira.

Efetivamente, durante essa entrevista, foi salientada a carência de algumas escolas de Rabo de Peixe, a nível de material didático, principalmente para os professores puderem usar com os alunos.

O projeto inicialmente surgiu para uma escola de Rabo de Peixe, no entanto, a Associação dos Emigrantes Açorianos sugeriu ajudar também a escola lagoense, de maneira a “suportar essas carências”.

De forma solidária, emigrantes e empresários juntaram-se para oferecer mochilas aos alunos e material didático principalmente de “ciências e de matemática” que “são as maiores carências que nós temos e os alunos estão um bocadinho mais atrasados nesse ensinamento”.

Por outro lado, a Rádio Voz do Emigrante ofereceu t-shirts para as crianças ficarem com uma recordação desta iniciativa, que na realidade nada tem a ver com a época natalícia, mas conseguiu-se “juntar o útil ao agradável”.

“Isto é uma pequena gota no oceano” referiu Maria de Lourdes Lourenço ao Jornal Diário da Lagoa, salientando que este projeto “vai ter continuidade”, pois na realidade “estamos a pensar futuramente abraçar outra escola”.

“Em todo o mundo, mesmo nos Estados-Unidos, na China, em Roma, há sempre qualquer necessidade e se nós pudermos com um grãozinho de areia juntar-nos, fazermos qualquer coisa para minimizar essas necessidades, eu acho que é muito importante”, afirmou Maria de Lourdes Lourenço, realçando o lema de “abraçarmos a nossa Comunidade”.

DL/AS

Share