O deputado do PSD/Açores Carlos Ferreira enalteceu o “excelente trabalho e espírito de missão” das forças de segurança na Região, tendo defendido o reforço de meios para a GNR, PSP e Polícia Judiciária.

A posição foi assumida pelo parlamentar social-democrata após reuniões com os comandos regionais da Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública e Polícia Judiciária, nas quais foram abordados, entre outros temas, os dados do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2016.

Carlos Ferreira salientou que, apesar dos Açores terem sido a única região do país em que a criminalidade aumentou, de acordo com o RASI, “é necessário analisar os números com ponderação e não tirar conclusões sobre tendências criminais em intervalos temporais tão curtos”.

O deputado social-democrata acrescentou que “os Açores são um verdadeiro espaço de segurança e é prioritário garantir que assim continuam, o que exige o reforço de meios humanos das forças e serviços de segurança”.

Nas reuniões com as forças de segurança, Carlos Ferreira abordou ainda necessidade de haver equipamento adequado da valência de controlo costeiro da GNR para esta cumprir as suas missões, a agilização dos procedimentos de aquisição de material através do Fundo Regional de Transportes Terrestres, bem como garantir a melhoria das condições de trabalho nas esquadras da PSP em todo arquipélago.

DL/PSD