Açores-Diario-Lagoa-São-Miguel-noticias-mau-tempo-chuva-vento-alerta-laranja

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) alertou para o agravamento do estado do tempo nos Açores. Um sistema frontal, associado a uma depressão muito cavada, deverá provocar um agravamento do estado o tempo em todas as ilhas.

Assim sendo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu aviso, para o Grupo Oriental, aviso LARANJA, com alerta de vento sudoeste com rajadas até 100 km/h, temporariamente com rajadas da ordem dos 110 km/h, rodando para oeste durante a tarde. Alerta entre as 12h00 de hoje dia 5 e as 06h00 de amanhã dia 6.

AGITAÇÃO MARÍTIMA relativo a Altura Significativa das Ondas entre as 15h00 de hoje e as 06 de amanhã, com ondas de OESTE.

Para o Grupo Ocidental aviso VERMELHO entre as 09h00 e as 18h00 de hoje, referente a vento sudoeste com rajadas da ordem dos 110 km/h, temporariamente com rajadas até 140 km/h, rodando para noroeste a partir do fim da manhã.

 Aviso AMARELO referente a AGITAÇÃO MARÍTIMA entre as 09h de hoje e as 06h00 de amanhã, com ondas de oeste, passando a noroeste.

Para o Grupo Central aviso LARANJA entre as 06h00 de goje e as 03h00 de amanhã referente a vento sudoeste com rajadas até 100 km/h, temporariamente com rajadas da ordem dos 120 km/h, rodando para oeste/noroeste durante a tarde.

Aviso AMARELO referente a AGITAÇÃO MARÍTIMA com ondulação de oeste, passando a noroeste.

O SRPCBA recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, em particular nas zonas mais vulneráveis, recomenda-se a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações.

DL/GaCS

Share