Açores-Vasco-Cordeiro-governo-presidente

O Presidente do Governo dos Açores considerou que a proposta legislativa que está na Câmara dos Representantes, que mandata o Secretário da Defesa dos EUA a elaborar um relatório que inclui a possibilidade de as Lajes receberem forças do AFRICOM, é o reconhecimento da importância geoestratégica desta base da ilha Terceira para os Estados Unidos. 

“Esta é uma proposta que está, neste momento, no âmbito da Câmara dos Representantes, a qual, independentemente da sua terminologia, prova que é indesmentível o reconhecimento do valor geoestratégico dos Açores e, em concreto, da Base das Lajes, e a importância que esse posicionamento tem, desde logo, para os Estados Unidos”, afirmou Vasco Cordeiro, em declarações aos jornalistas. 

O Presidente do Governo comentava, assim, a proposta legislativa apresentada pelo Congressista Devin Nunes, que mandata o Secretário da Defesa dos Estados Unidos para elaborar um relatório a ser submetido ao Congresso sobre o AFRICOM – Comando dos Estados Unidos para a África. 

Este relatório terá de incluir uma análise à deslocação do comando AFRICOM da Alemanha para o território continental dos EUA e à transferência da Base das Lajes da alçada do Comando Central Europeu para a tutela do AFRICOM, assim como à transferência de forças militares posicionadas na Base de Moron, em Espanha, para as Lajes. 

Vasco Cordeiro considerou que esta proposta, subscrita por cerca de quatro dezenas de congressistas, constitui mais um “sinal político importante”, que tem agora um caminho a percorrer dentro da Câmara dos Representantes para que possa ser aprovada futuramente. 

O Presidente do Governo salientou também o facto de esta iniciativa ser subscrita por cerca de 40 congressistas, o que dá bem nota desta “coligação de amigos dos Açores que, persistentemente, foi possível construir, desde logo ao nível do Congresso, e que acompanham de forma muito próxima o que acontece nos Açores e, em concreto, no âmbito desta relação entre Portugal e os Estados Unidos”. 

DL/GaCS