Vasco-Cordeiro-rpesidente-governo-açores-agricultura-apoios

O Presidente do Governo manifestou, este fim-de-semana, a confiança no setor agrícola dos Açores, que vai dispor de um novo Programa de Desenvolvimento Rural a vigorar até 2020, e que já foi entregue à Comissão Europeia, após o trabalho de concertação entre os diversos parceiros do setor. 

“Temos, também, um novo POSEI, em que a Região conseguiu manter um envelope financeiro na ordem dos 77 milhões de euros por ano, e que interessa aproveitar de forma cada vez mais eficiente”, destacou Vasco Cordeiro, para quem as alterações ao nível do regime de quotas, para além dos diagnósticos já feitos, obrigam a que cada um se centre nas respostas que tem dar.

Vasco Cordeiro destacou ainda a necessidade de um esforço contínuo, do qual já existem bons exemplos, na diferenciação da produção, na inovação dos produtos e naquilo que pode diferenciar os Açores face a muitas regiões que, também, produzem leite.

O Presidente do Governo anunciou, por outro lado, que, até ao final do terceiro trimestre deste ano, todos os cerca de 400 projetos de agricultores, que representam perto de 25 milhões de euros e que transitam do atual para o próximo Quadro Comunitário de Apoio, terão a sua decisão.

Desta forma, o Governo dos Açores dá resposta à “capacidade de realização do setor agrícola”, assegurou Vasco Cordeiro.

DL/Gacs