A candidatura de Cristina Calisto, pelo Partido Socialista, à Câmara Municipal de Lagoa, terá como mandatário Primitivo Marques.

Refere uma nota enviada à nossa redação que, para a candidata, “Primitivo Marques é, claramente, reconhecido na Lagoa como sendo um empreendedor, empresário trabalhador, polivalente e sempre disponível”. É considerado como um líder nato, com espírito motivador e dinâmico, amigo do seu amigo e de fortes princípios humanistas, onde não lhe faltam a determinação e coragem para enfrentar os desafios que lhe são propostos, sendo que “a força anímica que transmite aos que o acompanham, não deixa ninguém indiferente à sua forte personalidade e à sua dedicação às nobres causas.”

Primitivo Marques tem 69 anos, nasceu em Penhascoso, concelho de Mação, e reside na Lagoa há precisamente 30 anos, sendo casado e pai de três filhos. Engenheiro de profissão, formado pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. No seu vasto currículo destaca-se, claramente, a sua grande capacidade de trabalho com desempenho de funções diversas em diferentes empresas, tendo igualmente, sido empreendedor de distintas empresas, com destaque para a constituição da empresa de construção civil Marques, Lda. em 1979. Em 1992, a Marques Britas, Lda e a Betomarques, Lda. Em 1997, formou a empresa Remulcare, Lda e em 1999, a empresa Urbe Oceanus, S.A. Em 2000, adquire a empresa Espaço Londres, Lda e é, similarmente, neste ano, que inicia um novo ciclo, dando orientações na criação de condições para a reestruturação das empresas do grupo. Com a reestruturação do Grupo Marques, constitui a Marques, S.G.P.S, S.A e a Alves & Morgado, Lda funde-se com a Soluções M, Lda. Em 2007, assume-se como Presidente do Conselho de administração das várias empresas do grupo e, ainda neste mesmo ano, adquire a Caetano & Montalverne, grupo empresarial que opera no setor da distribuição alimentar e não alimentar sob o nome de SOL*MAR. Com o seu filho, Pedro Marques, arranca uma reestruturação vital nesta empresa e faz parceria com o Grupo Jerónimo Martins representante das insígnias Recheio e Produtos Pingo Doce.
Em 2012, no limiar de uma crise económica universal também, transversal aos Açores, promove uma reestruturação financeira do grupo que culmina com assinatura de um Memorando Financeiro de Entendimento, em 2014.

Desempenhou as funções de vice-presidente da Direção, presidente da Assembleia-geral e presidente da comissão do Complexo Desportivo do Clube Desportivo Santa Clara; presidente da Direção da Associação de Futebol de Ponta Delgada; presidente da Mesa da Assembleia-geral do Ateneu Comercial de Ponta Delgada e vogal do Conselho Fiscal da Aicopa.

Nos anos de 1997 e 2006, foi considerado como Empresário do Ano, pelo Jornal “Correio dos Açores”;
Em 2002 e 2007, foi considerado como Gestor do Ano, pela Revista “100 Maiores Empresas dos Açores”;
Em 2009, foi figura de destaque na Revista “Azorean Spirit” editada pelo Grupo SATA.

No âmbito social e em contexto lagoense, foi membro fundador do Lions Clube de Lagoa (Açores) e presidente da comissão política do PSD/Lagoa, tendo-lhe sido atribuído o diploma de mérito empresarial pela Câmara Municipal de Lagoa.

No domínio da sua atividade empresarial, tem sido um dinâmico colaborador do Município de Lagoa na realização de obras empreendedoras e cruciais no desenvolvimento do concelho, como sejam, entre outras, o edifício do Museu do Presépio, o Tecnoparque, o edifício Infante, destinado a apartamentos e comércio, sito à avenida Infante D. Henrique, a Unidade de Saúde de Lagoa, o empreendimento de habitação e comércio no “Pombal”, na freguesia de N. Sra. do Rosário, cerca de 110 fogos, as caves para o parque tecnológico de S. Miguel, o novo piso sintético do campo de jogos mestre José Leste, em Água de Pau e o piso sintético do campo João Gualberto Arruda.

No âmbito do desenvolvimento e manutenção das suas empresas dá um importante impulso no fomento do emprego no concelho de Lagoa, envolvendo centenas de lagoenses, contribuindo, deste modo para o seu desenvolvimento socio económico.

DL/PSL

Share