Açores-noticias-lagoa-artificial-vasco-Cordeiro

O Presidente do Governo inaugurou a lagoa artificial das Contendas, um investimento superior a 2,5 milhões de euros que vai beneficiar cerca de 150 explorações pecuárias dos concelhos de Vila Franca do Campo, Ribeira Grande e Povoação, na ilha de São Miguel.

Vasco Cordeiro afirmou que esta nova infraestrutura foi pensada para contribuir para a melhoria das condições de trabalho dos empresários agrícolas e de rentabilidade das suas explorações, inserindo-se na prioridade que o Governo atribui, nesta legislatura, a investimentos no abastecimento de água e energia elétrica às explorações e de melhoria da rede de caminhos, que vão beneficiar cerca de 4.400 de agricultores em toda Região.

Na cerimónia de inauguração, Vasco Cordeiro manifestou-se convicto que, em conjunto, será possível ultrapassar os desafios que o setor tem pela frente, bem como aproveitar as novas oportunidades resultantes da entrada em vigor de um novo período de programação financeira da União Europeia.

Na sua intervenção, o Presidente do Executivo anunciou que a “proposta final da Região para apreciação das medidas e regras que vão vigorar no POSEI em 2015 será apresentada à Comissão Europeia até julho”.

Segundo disse, a Região conseguiu assegurar, no âmbito deste programa, que atingiu nos Açores uma taxa de execução perto dos 100 por cento na campanha 2012/2013, um envelope financeiro de 77 milhões de euros por ano.

Vasco Cordeiro salientou que o Governo dos Açores vai defender, junto das instâncias comunitárias, uma maior flexibilidade do POSEI, ou seja, que as entidades regionais tenham a possibilidade de estabelecer as medidas de apoio mais ajustadas à realidade de cada um dos seus territórios.

Além disso, o Governo continuará sempre a pressionar e a negociar, junto das mesmas instâncias, a aplicação de medidas de compensação decorrentes do impacto do desmantelamento do regime de gestão de quotas leiteiras no espaço comunitário.

O Presidente do Governo revelou também que, conjuntamente com os representantes do setor, está a ser preparado o novo Programa de Desenvolvimento Rural que vigorará até 2020, com objetivos direcionados para a concretização da estratégia ‘Europa 2020’.

Vasco Cordeiro deixou uma garantia aos agricultores de que encontrarão “sempre no Governo dos Açores um aliado nestas batalhas, por uma razão muito simples: o sucesso da Agricultura Açoriana é também o sucesso dos Açores”.

DL/GaCS

Share