açores-noticias-Lagoa-informatica-

A Câmara Municipal de Lagoa desenvolveu, através dos postos de informática da Atalhada e Lago@.com, ações de sensibilização, no âmbito das comemorações do Dia Europeu da Internet Segura.

As ações de sensibilização foram direcionadas ao público do 2º ciclo, tiveram uma carga horária de 8 horas totais e foram realizadas através de apresentações, vídeos e jogos, disponibilizados pelo portal Internet Segura.

Sendo a Internet um meio infinito de possibilidades, informação e conhecimento, foi propósito desta iniciativa alertar os jovens para os riscos associados a esta, focando os cuidados a ter na visualização dos conteúdos e na navegação em geral, de modo a agirem em conformidade e segurança. Assim, abordou-se os temas das redes sociais, blogues, correio electrónico, cyberbullying e direitos de autor.

Segundo fonte da autarquia, os postos de informática de Lagoa já receberam diversas iniciativas formativas direcionadas a diferentes faixas desde o 1º ao 2º ciclo; a adultos no geral e ao público sénior. São espaços que asseguram a utilização de computadores e acesso gratuito à Internet à população lagoense, combatendo a infoexclusão e ajudando a formar as gerações na utilização correta das novas tecnologias, visando o progresso e inovação.

O pólo de informática Lago@.com registou, desde a sua inauguração em 2006, 42. 287 entradas, das quais 455 participaram em ações de formação; por sua vez, o posto de informática da Atalhada, inaugurado em 2009, registou uma afluência de 33. 423 pessoas, em que 94 participaram em formações.

DL/CML