A Câmara Municipal de Lagoa, através do seu Serviço de Desporto, promoveu, no passado dia 26 de julho, um passeio pelo trilho da Janela do Inferno, com jovens que estiveram ao serviço da autarquia durante este mês, ao abrigo do programa OTL-Jovem.

Segundo uma nota enviada à nossa redação, o passeio teve como objetivo incentivar, junto dos jovens, a prática de atividade física em contracto com a natureza, especialmente importante no período de férias, em que frequentemente se cometem alguns excessos alimentares e há maior propensão para o sedentarismo e novas tecnologias.

Esta iniciativa, decorreu do trabalho de um grupo de 3 jovens, que acompanhados e orientados pelo coordenador da área de desporto e juventude, fizeram o reconhecimento do trilho e estudaram os aspetos históricos com ele relacionados, fazendo a sua apresentação durante o percurso.

Mesmo os que já tinham efetuado o percurso reconheceram que esta foi uma boa oportunidade de aprendizagem, o que demonstra que o desporto da natureza nos trilhos lagoenses, além de promover hábitos de vida saudável, engloba uma importante componente histórica e cultural inerente à evolução do concelho.

Os jovens ficaram a saber mais sobre a importância da água, como funciona a rede de distribuição (antiga e moderna), exploraram pontes e túneis, viram “Rabos de Raposa” e Tritões-de-crista.

DL/CML

Share