Açores-noticias-diario-lagoa-ARRISCA-protocolo-gopverno-prevenção-toxicodependencia

O Secretário Regional da Saúde assinou um protocolo de cooperação com a Associação Regional de Reabilitação e Integração Sócio-Cultural dos Açores (ARRISCA), no valor de meio milhão de euros, para o combate às toxicodependências.

Segundo o governante esta verba integra “o plano de investimentos previsto pela Secretaria Regional da Saúde nesta área das dependências, que ascende no total a cerca de um milhão de euros, tendo em consideração aquilo que é o trabalho desenvolvido por esta instituição e aquilo que têm sido as respostas dadas”.

Por outro lado, salientou que o acordo agora assinado, que vai vigorar neste ano, “altera um pouco o paradigma daquilo que tinham sido os habituais financiamentos dentro desta área”, frisando que “a aposta agora vai para uma distribuição das verbas disponíveis por investimento por utente”.

O protocolo agora assinado reflete ainda o papel da ARRISCA ao nível da componente do tratamento, considerando que a instituição tem feito “um acompanhamento muito eficaz e muito eficiente daquilo que é a nossa perspetiva de acompanhamento do tratamento”.

Este acordo visa, por isso, “garantir o tratamento com o substituto, neste caso a metadona, a quem infelizmente já iniciou os consumos e garantir também a prevenção secundária, ou seja, quem está a fazer esse tratamento de substituição possa ir gradualmente deixando de o fazer e não volte a consumir substâncias ilícitas”.

Luís Cabral considerou injustas as críticas sobre as estratégias do Executivo nesta área, defendendo que “há uma necessidade defendida por todos os intervenientes nesta matéria de se repensar as estratégias e perceber de uma forma muito concreta os resultados que elas apresentam”.

No campo da prevenção, o Plano Regional da Saúde prevê uma verba de 100 mil euros para fortalecer a colaboração com as entidades nacionais e internacionais que já têm programas desenvolvidos, com resultados consistentes e que tragam mais-valias para os Açores.

DL/GaCS

Share