Açores-noticias-diario-Lagoa-SãoMiguel-alunos-visita-Cabouco-Museu

Inserida no âmbito do dia Mundial da Rádio, que se comemora a 13 de fevereiro, no dia 5 de fevereiro, o Museu Etnográfico do Cabouco recebeu a visita dos alunos do curso de Humanidades e membros do Clubede Jornalismo da Escola Secundária de Lagoa.

Segundo uma nota da autarquia, a iniciativa partiu de um convite por parte da Casada Cultura e da Câmara Municipal de Lagoa, com o objetivo da elaboração de um artigo sobre esse Museu, no sentido desses alunos realçarem a sua perspetiva  sobre o mesmo, através da apreciação das coleções de natureza etnográfica e das vivências e memórias da terra e das gentes cabouquenses aí patentes, sendo posteriormente divulgado um artigo escrito por esses alunos do Clube de Jornalismo, que será publicado no Dia Mundial da Radio, que se comemora a 13 de fevereio, no Jornal “O Neurónio”, da Escola Secundária.

O Museu Etnográfico do Cabouco faz reviver memórias da freguesiado Cabouco, em vários espaços, distribuídos harmoniosamente por dois pisos.

Assim sendo, no rés-do-chão, está instalada a receção, uma biblioteca, umespaço destinado a serviços educativos e uma sala dedicada à Origem e Históriada freguesia do Cabouco, e, ainda, uma sala que mostra as alfaias agrícolas einstrumentos relacionados com a atividade de lavoura e matança do porco.

No 1.ºpiso, está instalada uma Cozinha Regional Tradicional e as antigas profissões,como seja a barbearia, a sapataria, carpintaria e o ofício do lenhador. Nafalsa/sótão, está instalado um arquivo, sendo que num anexo exterior aoedifício, está localizada uma seção relativa aos afazeres e utensílios dasVindimas e Adega que retrata, através de imagens e textos, a importância davinicultura na ilha de S. Miguel, refere a mesma nota.

DL/CML

Share