Câmara-Campo-João-Gualberto-Borges-Arruda

No início de maio, por questões de segurança, a Câmara Municipal de Lagoa procedeu à desativação da cobertura da bancada. Construída há cerca de 10 anos a mesma não resistiu mais ao ambiente fortemente corrosivo da zona onde se encontra inserida, o que provocou danos consideráveis e irrecuperáveis nas estruturas de suporte, colocando em causa a segurança da cobertura da referida bancada. 

Esta semana, o executivo camarário esteve de visita ao Campo Municipal João Gualberto Borges Arruda para se inteirar do andamento dos trabalhos da nova cobertura da bancada daquela infraestrutura, os quais deverão ficar concluídos a tempo de receber o Mundialito Copa Foot 21. 

O presidente da autarquia aproveitou a ocasião para percorrer as instalações de apoio, avaliar o seu estado e prespetivar quais as intervenções mais prioritárias a desenvolver num futuro próximo, tendo constatado que os balneários para os escalões de formação, uma nova tribuna e um novo piso são as principais carências identificadas. 

O autarca mostrou ainda alguma preocupação pelo facto do PO AÇORES 2014-2020, não fazer qualquer referência ao financiamento de infraestruturas desportivas, o que é uma situação que prevê que estas intervenções, pese embora urgentes, não possam ser efetuadas em breve face à dificuldade que os municípios atravessam e a obrigatoriedade destes, por via da lei dos compromissos, em reduzir a dívida. 

O presidente da autarquia lagoense, que dispõe de dois campos municipais, até entende que não deveriam haver fundos comunitários para a construção de novos equipamentos, mas considera que para a reabilitação dos existentes é fundamental para manter a sustentabilidade deste tipo de infraestruturas como é o caso do campo João Gualberto Borges Arruda. 

Ter infraestruturas desportivas em boas condições é uma obrigação dos municípios, visto que a prática de desporto é seguramente a via mais económica e com melhores resultados para a promoção da saúde e para a prevenção das dependências.

Recorda uma nota da autarquia que, ainda recentemente, este complexo desportivo foi dotado de amplos e modernos balneários, estando em curso a elaboração de um plano de modernização.

DL/CML