Açores-noticias-diario-jornal-digital-Lagoa-COA-exercito-governo-Fagundes-Duarte

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura inicia segunda-feira, em Ponta Delgada, uma visita de dois dias a três centros de investigação e a um centro de ciência dos Açores que, pelos trabalhos desenvolvidos, obtiveram a classificação de excelência. 

No primeiro dia, Luiz Fagundes Duarte vai visitar o Departamento de Geociências da Universidade dos Açores, que desenvolve o projeto denominado ‘Caraterização da reatividade potencial de agregados vulcânicos do arquipélago dos Açores: implicações na duração do betão’, e o Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos, também na dependência da universidade açoriana, cuja atividade se centra na prevenção e previsão de desastres, catástrofes e calamidades naturais. 

Na terça-feira, o Secretário Regional visitará o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores, estrutura integrada na Rede de Centros de Ciência dos Açores, que desenvolve atividade de investigação aplicada e de divulgação científica na área da Vulcanologia, Sismologia e Geotermia. 

A tarde deste dia será dedicada à visita e acompanhamento do projeto de investigação, desenvolvimento e aplicação de tecnologias com vista ao aumento da competitividade e qualidade da produção da cultura do ananás nos Açores. 

Os Açores, além do apoio a diversos centros de investigação, possuem uma Rede de Centros de Ciência que agrega espaços de divulgação científica nas ilhas de S. Miguel, Terceira e Faial.

DL/Gacs