A 1 de fevereiro, a partir das 20h30, milhares de lagoenses irão honrar a tradicional “Noite das Estrelas” na Praça da República Portuguesa, na freguesia de Santa Cruz.

Este evento, organizado pela Câmara Municipal de Lagoa, ano após ano, tem atraído cada vez mais adeptos e grupos participantes que se juntam para entoar canções típicas encerrando nesta noite, em jeito de folia e como manda a tradição as festividades natalícias.

Segundo uma nota da autarquia, este ano, os grupos participantes desfilarão acompanhados pela Banda Filarmónica Estrela D´Alva e pela Lira do Rosário, desde o Convento dos Franciscanos até à Praça da República Portuguesa, ao som da canção tradicional das Estrelas.

Dos grupos participantes constam o Grupo de Vozes do Monte Santo; o CATL e CEFAL; a Escola Básica Integrada de Água de Pau; a Associação Musical de Lagoa; o 1.º e 2.º ciclo do CATL; os Amigos do Café “O Carlos”; o Grupo de Cantares Tradicionais do Cabouco; o Grupo “Tradições” dos Remédios; o Grupo de Amigos de São Martinho do Cabouco; o Grupo Jovem Pauense, Escola Secundária de Lagoa, Grupo do Orfeão de Nossa Senhora do Rosário e Grupo de Cantares Tradicionais de Santa Cruz.

O ”Cantar às Estrelas” é uma tradição antiga nos Açores e foi recuperada na Lagoa pela autarquia, em 2009, que a tem preservado, promovendo-a ininterruptamente, nos últimos anos.

DL/CML

Share