Açores-Lagoa-Biblioteca-Municipal-Livro-lançamento
A Biblioteca Tomaz Borba Vieira irá acolher o lançamento do livro “A Produção da Espadana na Lagoa – Quinta do Vulcão Santa Cruz, no próximo dia 22 de fevereiro, a partir das 17h00.

Trata-se de uma publicação que visa cumprir um objetivo, assente na política cultural do concelho da Lagoa, que é registar documentalmente histórias que fizeram parte do concelho e que mostram a sua dinâmica económica e social  noutros tempos, sendo também um contributo para a definição da identidade cultural da Lagoa. Por outro lado, pretende-se ainda valorizar, não só o património material do concelho, mas também o imaterial que revela o que é ser-se lagoense de modo genuíno e particular.

A edição de mais este estudo, é uma das formas encontradas pela Câmara Municipal de Lagoa para dar a conhecer, preservar e registar as vivências de tempos findos, homenageando o património cultural e simultaneamente o património humano, pois é nas estórias das nossas gentes que reside a nossa identidade cultural.

É de referir que outras publicações idênticas já foram realizadas pelo Município da Lagoa, nomeadamente a do “Convento dos Franciscanos – Ex libris da Lagoa” e “Fábrica de Chã Visconde Faria e Maia Quinta do Tanque”,

O concelho de Lagoa foi um importante polo de dinamização económica e de desenvolvimento industrial, sendo que, efetivamente, a vila que se tornou cidade recentemente terá conhecido, em outros tempos, um forte surto industrial que marcou o último quartel do século XIX e o decorrer do século XX.
 
Para a publicação deste livro, houve todo um trabalho de investigação, através do qual se recorreu à memória coletiva do povo lagoense, aos testemunhos diretos de cidadãos lagoenses que ainda se lembram e conseguem descrever como funcionou, durante muitos anos, a indústria da transformação da espadana em fibra e estopa na Quinta do Vulcão, na freguesia de Santa Cruz.

DL/CML

Share