papa-joao-paulo-II

Os jovens de São Miguel vão celebrar sábado e domingo, os 23 anos da passagem de São João Paulo II pelos Açores, em particular por Ponta Delgada, com uma grande manifestação que percorrerá todos os locais visitados pelo então Papa e termina no Forte de São Brás com a celebração da Eucaristia.

A “Grande Jornada da Juventude” é uma organização do Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral Juvenil, envolvendo os vários departamentos desta estrutura diocesana liderada pelo Pe Norberto Brum, e pretende assinalar não só a passagem do Papa pelos Açores mas também a sua canonização no passado domingo, em Roma.

As celebrações terão como palco a Rotunda da Autonomia, Campo de São Francisco e o Forte de São Brás, locais onde São João Paulo II passou e celebrou a Palavra de Deus, em São Miguel.

A 10 de Maio, Sábado, entre as 21h00 e as 22h30, na Igreja do Colégio, Núcleo de Arte Sacra, decorrerá uma Vigília de Oração, sob o tema “Não tenhais medo – abri, escancarai o vosso coração a Cristo Jesus”.

Esta Vigília será orientada pela Equipa Diocesana da Pastoral Juvenil e nela será apresentada e benzida uma réplica da Cruz que João Paulo II ofereceu aos jovens do mundo inteiro e que, em Agosto de 2010 esteve aqui em São Miguel.

“Será uma réplica fiel quanto às medidas e ao peso”, garante a organização.

No dia 11, entre as 14h00 e as 14h30, na Rotunda da Autonomia, local onde os jovens se concentraram para receber o Papa em 1991, será feito um acolhimento festivo com animação.

Pelas 14h30, será acolhida a réplica da Cruz de João Paulo II bem como um ícone seu. Após este acolhimento será organizada uma Procissão, com o ícone e a Cruz, entre a Rotunda da Autonomia e o Campo de São Francisco, evocando o percurso feito por aquele Papa.

Na avenida Robert Ivens será feito um momento de louvor e exaltação à Cruz, a que se segue uma Via-Lucis à volta do Campo de São Francisco.

Presidirá àquela Via-Lucis a Cruz, que, de Estação em Estação, será transportada por diversos Grupos e Movimentos.

Terminada a Via-Lucis, e no Adro do Santuário da Esperança, haverá tempo para animação musical com o Grupo Musical “Moab”, da Povoação, composto por Jovens, animação que contará com testemunhos de jovens e famílias que contactaram com João Paulo II.

Pelas 17h30, e junto ao Forte de São Brás, será celebrada a Solene Eucaristia evocativa de São João Paulo II.

“O Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil está empenhado em que estas celebrações sejam um preito de gratidão e de louvor dos jovens Micaelenses a São João Paulo II”, sublinha a nota informativa que no entanto apela também à participação de todos os micaelenses.

“Não queremos que seja apenas uma celebração de jovens e para Jovens: queremos que seja uma celebração de Jovens para todos os cristãos: todos são convidados a celebrar o dom de João Paulo II, daí que o convite é para todos sem qualquer excepção”, conclui a nota.

Portal Diocese de Angra