2234

O Presidente do Governo Regional manifestou o “sentimento de enorme perda” que representa o falecimento do Professor José Medeiros Ferreira, um dos “grandes Açorianos que nunca esqueceu os Açores” na sua ação pessoal, política e académica.

Em declarações aos jornalistas, o Presidente do Governo recordou que José Medeiros Ferreira foi um dos fundadores do Fórum Açoriano e que, ao nível académico, sempre pensou o papel que os Açores desempenharam e que continuam a desempenhar na atualidade.

Ao nível político, Vasco Cordeiro realçou que o antigo deputado à Assembleia da República, entre 1995 e 2005, esteve ligado a medidas fundamentais para o reforço da Autonomia, como a Lei de Finanças das Regiões Autónomas e duas revisões da Constituição, que “marcam de forma muito substantiva a evolução das Autonomias Regionais”.

O Presidente do Governo destacou ainda o papel que José Medeiros Ferreira desempenhou como o Ministro dos Negócios Estrangeiros que solicitou a adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia, as suas funções como deputado ao Parlamento Europeu e, antes disso, o seu contributo para a democracia e a luta contra a ditadura.

Depois de endereçar os pêsames à família, Vasco Cordeiro recordou ainda a sagacidade, ironia e sentido de humor de José Medeiros Ferreira, características que “sempre colocava nas diversas vertentes do seu percurso político e académico”.

DL/GaCS