JOAQUIM-MACHADO-PSD-A
O presidente dos Trabalhadores Sociais Democratas (TSD) dos Açores considerou, que “o governo regional está a falhar no combate ao desemprego como se comprova pelo facto da região ser a única no país onde a respectiva taxa aumentou durante o primeiro trimestre deste ano”.
 
Joaquim Machado, que falava à comunicação social, considerou os números divulgados na semana passada pelo Instituto Nacional de Estatística, “sem precedentes em quase quatro décadas de Autonomia” por representarem “a maior taxa de desemprego de sempre nos Açores”. “Isso deve envergonhar os governantes regionais socialistas”, considerou.
 
Para Joaquim Machado “não há desculpa que possa ilibar o Governo Regional socialista deste drama social. No último trimestre apurado a taxa de desemprego nos Açores ficou 2,9 pontos percentuais acima da média nacional e 1,4 superior à verificada na Madeira. Só a região do Algarve regista mais desemprego do que nos Açores. Infelizmente nas nossas ilhas verifica-se uma tendência inversa à registada no conjunto do país, onde há um ano o desemprego vem ininterruptamente a diminuir”.
 
O presidente dos TSD considera, também, “uma falsa desculpa, uma mentira e um insulto as justificações do governo regional e o PS aos açorianos justificando os números do desemprego com o aumento da população ativa”.
 
Joaquim Machado apelou ainda ao governo regional para “pagar o que deve e pagar atempadamente aos seus fornecedores” uma vez que essa “é a medida mais urgente que o Governo Regional pode promover a favor do emprego nas nossas ilhas”.
DL/PSD-A