Açores-Ilha-São-Miguel-Lagoa-Diario-Noticias-Cultura-Desporto-Politica-Sociedade-Local-Comunidades-Emigrantes

O Governo Regional anunciou a criação, durante o primeiro semestre deste ano, do Roteiro das Festas do Divino Espírito Santo Açores/Comunidades, uma iniciativa que terá como plataforma um sítio na Internet.

O projeto, que disponibilizará a informação histórica de cada festa, complementada com fotos e vídeos ilustrativos da sua realização e evolução ao longo dos anos, bem como os contactos das que se encontram em plena atividade e respetivas datas de celebração, foi apresentado numa conferência de imprensa com a participação dos diretores regionais das Comunidades, Paulo Teves, da Cultura, Nuno Lopes, e do Turismo, João Bettencourt.

Para Paulo Teves, este projeto é “mais um contributo para a afirmação da cultura açoriana nos domínios religioso e popular, enriquecendo, de igual modo, a portugalidade na sua vertente atlântica”.

O Diretor Regional das Comunidades referiu ainda que “serão parceiros” do Governo dos Açores para a concretização deste projeto, todas as Juntas de Freguesia, no que se refere à recolha da informação relativa às centenas de Festas do Espírito Santo que existem no arquipélago, bem como as Casas dos Açores, irmandades e demais associações culturais das comunidades emigradas.

Por sua vez, o Diretor Regional da Cultura sublinhou a importância da iniciativa, lembrando que ela surge numa altura em que o departamento que dirige está a ultimar a colocação na plataforma de um ficheiro, com preenchimento online, sobre o património imaterial dos Açores.

Para o Diretor Regional do Turismo, a criação do Roteiro das Festas do Divino Espírito Santo Açores/Comunidades será uma forma de “diversificar a oferta atual e também de explorar esta vertente cultural e religiosa”, como “contributo para reduzir a sazonalidade” que caracteriza a atividade turística nos Açores.

DL/ GaCs

Share