O Secretário Regional da Saúde procedeu à entrega de duas ambulâncias às corporações da Ribeira Grande e de Ponda Delgada e anunciou a entrada ao serviço de nove bombeiros no âmbito do programa “Recuperar”.

Para Luís Cabral este reforço em equipamentos e pessoal representa “o esforço do Governo no sentido de manter o serviço prestado pelas corporações de bombeiros aos açorianos”.

O Secretário da Saúde lembrou que os fundos europeus que foram ontem aprovados em Bruxelas incluem um eixo destinado à proteção civil o que irá permitir “aumentar a capacidade de resposta das corporações de bombeiros”.

Está a ser desenvolvido um trabalho com as associações no sentido de definir os projetos a implementar, que abrangem a renovação dos equipamentos que estão a ficar desatualizados, a melhoria da emergência médica pré hospitalar e a rede de telecomunicações que irá arrancar já este ano.

Estão previstos também projetos que permitam dar melhor resposta em situações de catástrofe e reforçar a própria segurança dos bombeiros.

Luís Cabral anunciou também que, já a próxima segunda-feira (dia 3), “vão entrar ao serviço nove bombeiros, no âmbito do programa “Recuperar”, implementado pela Vice-Presidência, que o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores decidiu aproveitar, possibilitando “um reforço dos meios humanos que trabalham nas ambulâncias e nas corporações da Região”.

DL/GaCS

Share