diploma-formação-profissional-

O Vice-Presidente do Governo dos Açores anunciou que o Executivo vai financiar, no próximo ano letivo, oitenta novos cursos nas escolas profissionais do arquipélago. 

Sérgio Ávila falava quarta-feira na cerimónia de entrega de diplomas aos alunos da Escola Profissional da Praia da Vitória e de atribuição de prémios aos melhores alunos de cada curso. 

O governante destacou que não se trata do fim de um trajeto, mas antes do início de uma nova fase que é a inserção no mercado de trabalho, processo em que o Governo está empenhado a ajudar.  

Nesse sentido, recordou que os alunos que agora acabaram a formação inicial têm à disposição um programa de estágio remunerado, o Estagiar T, acrescentando que o Governo criou outro mecanismo de apoio à continuidade dos estagiários nas empresas, após o estágio, que é o programa PIE. 

Para os formandos que já estiveram no mercado de trabalho e que agora fizeram formação de qualificação, Sérgio Ávila salientou que, através do programa Integra e do novo programa Agricultura+, o Governo Regional disponibiliza um apoio financeiro “bastante significativo” para a contratação destes trabalhadores. 

O Vice-Presidente anunciou ainda que, no âmbito do próximo Quadro Comunitário de Apoio, o Governo pretende criar um programa de estágios mais alargado, abrangendo não só os alunos da formação inicial, mas também aqueles que fizerem a certificação académica, no contexto do programa Reativar.  

DL/Gacs