Descriminação-racial

O Governo dos Açores assinala sexta-feira o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial com a realização de uma iniciativa que juntará todos os alunos do primeiro ciclo do ensino básico da ilha do Faial.

Esta iniciativa do Gabinete do Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, através da Direção Regional das Comunidades, envolverá cerca de 700 crianças, do 1.º ao 4.º ano de escolaridade, tendo em vista sensibilizar os mais jovens para a importância da convergência cultural, através de um momento de aprendizagem e de convívio.

A celebração nos Açores do Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, organizada em parceria com a Câmara Municipal da Horta e a Escola Básica e Integrada da Horta, pretende também estimular a imaginação e a criatividade dos mais novos para o contacto com diversas realidades culturais,  promovendo a importância da diversidade e da interculturalidade nas sociedades contemporâneas.

O programa do evento, que decorrerá no Teatro Faialense, prevê a participação de imigrantes residentes no Faial oriundos do Brasil, Cabo Verde e Rússia, que apresentarão um conto tradicional do seu país, além do visionamento do DVD “Contos de Lá” e uma animação teatral sobre imigração e diversidade cultural.

O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, instituído pela Organização das Nações Unidas, celebra-se a 21 de março, em referência ao massacre de Sharpeville, em Joanesburgo, na África do Sul, em 1960.

DL/GaCS