SIDER

O Governo dos Açores aprovou, no primeiro trimestre deste ano, mais 39 projetos de investimento, no âmbito do Sistema de Incentivos ao Desenvolvimento Regional (SIDER), que irão representar um investimento privado de 37 milhões de euros.

Por subsistemas do SIDER, no âmbito do Subsistema de Apoio ao Desenvolvimento Estratégico foram aprovadas três candidaturas em áreas relacionadas com a indústria, produção de energia com base em fontes renováveis e saúde, que totalizam 30,4 milhões de euros e permitirão a criação de 19 novos postos de trabalho.

No Subsistema de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo foram analisadas 10 candidaturas, num valor global de 1,9 milhões de euros, que permitirão a criação de nove novos postos de trabalho.

No âmbito do Subsistema de Apoio ao Desenvolvimento Local, os 23 projetos aprovados destinam-se sobretudo às áreas de comércio, restauração e serviços, perfazendo um investimento previsto de 4,5 milhões de euros e a criação de 48 novos postos de trabalho.

No Subsistema de Apoio à Qualidade e Inovação foram apreciadas três candidaturas, que representam um investimento de 645 mil euros e a criação de 10 novos postos de trabalho.

Em termos de valores globais, até à data, no SIDER foram aprovadas 818 candidaturas, que preveem um investimento de 473,6 milhões de euros e a criação de 2.321 novos postos de trabalho.

DL/GaCS