unnamed (1)

Este mês de março viu a primeira Festa do Vime da MiratecArts a acontecer na ilha de Santa Maria. Com o apoio e liderança da Oficina de Artesanato, em Vila do Porto, com a artista e artesã Aida Bairos, um programa de atividades deu a oportunidade ao público de participar na preparação vime até à arte.

Desde a colheita do vime à plantação das estacas, passando pela cozedura e pelo descascar até à aprendizagem de como construir peças com os próprios vimes, dezenas de participantes tiveram uma experiência única em campo no local do Forno, em Santa Bárbara, até à Oficina de Artesanato, em Vila do Porto.

O vime é um material utilizado desde os tempos primitivos, originalmente oriundo de varas moles e flexíveis do vimeiro. Nos Açores sempre foi usado para cestos na agricultura, na vitivinicultura e na cestaria, para frutas. Hoje em dia, trabalhos de vime são mais utilizados para embelezar e decorar as casas e menos na agricultura.

Terry Costa, diretor artístico da MiratecArts, pretende continuar a desenvolver este projeto da Festa do Vime, não só como projeto artístico mas também como projeto para cativar novos mercados turísticos para os Açores. 

DL/Mirateca

Share