Na Casa da Cultura Hosszúhetény, uma vila nos arredores de Pécs, cidade europeia da cultura 2010, na Hungria, os Açores estão em destaque. Desde abril e até ao final de maio, duas dezenas de fotos dos Açores são o centro de atenção na exposição de fotografia de Gábor Takács.

Foi em 2016 que Gábor Takács, fotógrafo húngaro, participou no programa “Artistas em Ação” com a MiratecArts, no Azores Fringe Festival. O trabalho de pesquisa sobre a paisagem dos Açores, com destaque para a flora, a sua especialidade, conseguiu captar imagens das ilhas do Pico, das Flores e de São Miguel.

“Artistas em Ação” é um programa que faz parte do festival internacional de artes, Azores Fringe, dedicado a intervenções ao ar-livre, visitas a escolas, centros de crianças e de terceira idade, pesquisa e desenvolvimento de novos trabalhos artísticos. 

O trabalho de Gábor já foi destacado pelos maiores jornais da Hungria e sites dedicados a arte e fotografia. De grande importância, o percurso das 24 horas passadas pelo fotógrafo no topo do Pico, relatados em blogs e no portal mais popular da nação index.hu. Gabor já tinha sido premiado nos Açores com uma das suas fotos sendo cartaz do Montanha Pico Festival. 

A MiratecArts e o Azores Fringe Festival já acolheram mais de 850 artistas e, este ano, para a quinta edição do festival internacional de artes, está previsto a participação de mais de 300 artistas, 40 no programa “Artistas em Ação”, e que se apresentam desde 26 de maio a 30 de junho, nas 9 ilhas do arquipélago. 

DL/Mirateca

Share