(c) direitos reservados
(c) direitos reservados

A Câmara Municipal de Ponta Delgada inaugura, esta quinta-feira, 10 de abril,  a exposição “A União da Força: Mostra da Cerâmica Vieira”, que retrata a história de um dos poucos patrimónios industriais e artísticos que têm resistido ao longo de cinco gerações familiares, com sede no concelho da Lagoa.

Com esta exposição, a autarquia de Ponta Delgada abre também o seu espaço nobre à promoção e divulgação dos valores de outros concelhos da ilha de São Miguel.

A mostra retrata a história da olaria na loiça branca vidrada da Lagoa.

Um concelho onde existem memórias de pequenas olarias de barro vermelho, semelhantes às existentes na ilha de Santa Maria e em Vila Franca do Campo, muito antes da fundação da primeira fábrica de loiça vidrada, criada por Bernardino da Silva em 1862, no Porto dos Carneiros da Lagoa.

Denominada “Cerâmica Vieira”, a fábrica tem resistido ao tempo, a sua produção continua a ser artesanal e a sua decoração, além dos desenhos tradicionais, é deixada à imaginação dos artesãos que ali trabalham.

A conhecida “loiça da Lagoa” apresenta uma decoração única, na qual predomina o azul, e é considerada como o ex-libris artesanal deste concelho.

DL/CMPD