açores-diario-lagoa,noticias-zonas-humidas_peddy-paper-expolab

Mostrar a importância das zonas húmidas a nível ambiental, social e económico e a urgência em preservá-las é o grande objetivo do peddy paper que se vai realizar nas Furnas este sábado (08 de fevereiro).

A iniciativa é promovida pelo Expolab – Centro de Ciência Viva, inserida nas comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas, e conta com a orientação da investigadora Luz Paramio, da Universidade dos Açores.

Os participantes serão convidados a cooperarem numa simulação de planeamento ambiental de uma zona húmida de forma lúdica e divertida, como explicou Carolina Ferraz, organizadora do projeto.

O ponto de encontro do peddy paper será no Expolab, na cidade de Lagoa, pelas 10h00, onde será feita uma apresentação sobre estas zonas e a explicação do funcionamento do jogo.

Pelas 11h30 começará o evento nas Furnas, onde haverá também um piquenique de convívio e discussão da informação recolhida.

Os interessados em participar poderão fazer a sua inscrição através do blogue do Expolab.

Portugal, em sequência da ratificação da Convenção sobre Zonas Húmidas em 1980, incluiu na Lista de Zonas Húmidas de Importância Internacional, 28 espaços que perfazem mais de 86 mil hectares do seu território.

No entanto, apesar da proteção legal, estes habitats, definidos como zonas de pântano, charco, turfeira ou água, natural ou artificial, continuam sujeitos a uma forte degradação originada por um grande número de ameaças.

DL

Share