Herois-da-fruta
(c) direitos reservados

Três escolas dos Açores estão entre os finalistas do projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável 2013-2014”, promovido pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) em parceria, entre outras entidades, com a Direção Regional de Educação. 

Na segunda etapa deste projeto, que constou de uma votação pública dos ‘Hinos da Fruta’, foram apuradas as escolas básicas do primeiro ciclo e jardins de infância da Lomba do Loução, no concelho da Povoação, e da Covoada, no concelho de Ponta Delgada, assim como o Colégio de São Francisco Xavier, também neste concelho. 

Na etapa que agora terminou, as escolas convidaram os adultos a participar na iniciativa através do voto nos ‘Hinos da Fruta’, ou seja, nas canções criadas pelas crianças para partilhar as importantes lições que aprenderam sobre alimentação saudável. 

A primeira etapa do projeto, que incluiu um programa educativo de 12 semanas, desenvolvido pela APCOI e implementado nas salas de aula, em colaboração com os professores e educadores, abrangeu mais de 70 mil alunos de cerca de 1.200 estabelecimentos de ensino de todos os distritos do país.

Na fase final, a escolha dos vencedores caberá a um júri composto pelo ator e embaixador da APCOI, Ricardo Carriço, pelo herói ‘Sportacus’ da série de televisão infantil ‘Vila Moleza’, pelo palhaço mais saudável e divertido do país, ‘Vira-Vento’, e pelos sócios fundadores da APCOI, representados pelo presidente, Mário Silva. 

O júri vai analisar a criatividade de todos os hinos candidatos e anunciar três vencedores entre os 60 hinos finalistas e ainda outro vencedor entre os que não foram selecionados como finalistas pelo público. 

Os alunos vencedores receberão na sua escola, até ao final do ano letivo, a ‘Super Festa dos Heróis da Fruta’, uma peça de teatro interativa para celebrar a importância da fruta na alimentação diária dos mais novos. 

Além dos vencedores, serão também disponibilizados prémios aos professores, através da área reservada no sitewww.heroisdafruta.com, e para as restantes crianças inscritas no projeto serão entregues diplomas de participação e medalhas personalizadas.

DL/GaCS

Share