Praia-Caloura-Lagoa

A abertura oficial da época balnear no concelho de Lagoa inicia-se no próximo dia 14 de junho.

As três zonas balneares vigiadas da Lagoa, Complexo Municipal de Piscinas da Lagoa, Zona Balnear do Porto Caloura e Praia da Baixa D´Areia irão receber a cerimónia do hastear da Bandeira Azul referente à abertura oficial da época balnear de 2014. 

Numa altura de contenção orçamental o Município de Lagoa, decidiu que a época balnear de 2014 será mais curta, de 15 Junho a 14 Setembro, por razões de contenção de custos, visto que na época balnear de 2013 as receitas não foram suficientes para cobrir os custos,  sendo que, para se conseguir um equilíbrio seria necessário aumentar o valor das entradas no Complexo de Piscinas em mais de 50%.

Refira-se que, trata-se do 18º ano consecutivo que o Complexo Municipal de Piscinas recebe este galardão, tendo esta sido a primeira zona balnear em 2012 a receber a cerimónia oficial de âmbito nacional do hastear da Bandeira Azul.

Na época balnear transata frequentaram este complexo de piscinas cerca de 47.000 banhistas, um número que reflete bem a forte adesão que esta estrutura balnear tem tido e a constante procura que tem sido alvo por parte de banhistas de toda a ilha e até estrangeiros, fruto de uma constante melhoria gradual das condições balneares do concelho a par com a riqueza ambiental proporcionada pelo concelho da Lagoa, designadamente pelas suas piscinas e pela Caloura (Sítio de Importância Comunitária).

A zona balnear da Praia da Baixa d´ Areia foi galardoada recentemente com a atribuição de Bandeira Azul para 2014, que veio na sequência dos investimentos levados a cabo pela Câmara Municipal de Lagoa. Prova disso foi o arranjo urbanístico da zona da Baixa D’Areia e entrada em funcionamento da ETAR que permitiu já em 2013 que esta praia passasse a ser uma zona vigiada por nadadores salvadores, oferecendo aos banhistas um ótimo local de oferta na vila de Água de Pau.

É  reconhecida, deste modo, a excelência através da atribuição da Bandeira Azul (atribuída anualmente por um júri internacional a praias que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes, informação e sensibilização ambiental) ao Complexo Municipal de Piscinas da Lagoa e à zona balnear da Caloura, que adiciona este a outros galardões que anualmente distinguem as áreas balneares do município de Lagoa entre as melhores a nível nacional, tais como a bandeira Quality Coast – Excellence Identity and Nature (Coastal & Marine Union); praia de qualidade de ouro (Quercus); Praia Acessível (INAG); e praia saudável (fundação Vodafone).

Para além destes 3 locais, a autarquia garante ainda a manutenção e limpeza de outras zonas não vigiadas e que são muito procuradas durante o verão como são as Poças do Cruzeiro, na Atalhada e o Cerco na Caloura.

DL/CML