EBI lagoa visita OVGA_fev17

Todas as turmas do 6º Ano de escolaridade da EB 2, 3 Padre João do Amaral visitaram as exposições patentes no edifício do OVGA entre os meses de outubro e janeiro.

As visitas de estudo ao Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores realizaram-se no âmbito das aulas da área curricular não disciplinar de Cidadania, mais concretamente no âmbito de História Geografia e Cultura dos Açores. Esta área, que entrou no currículo do 6º ano, no arquipélago, no presente ano letivo (2016/2017), pretende o enriquecimento curricular dos alunos, ao equilibrar a visão que têm de Portugal, da Europa e do Mundo, acrescentando-lhes a consciência do ser açoriano.

retende-se que os alunos façam pesquisas (supervisionadas), observem as realidades e os fenómenos que os rodeiam para compreenderem a realidade local e regional na qual estão inseridos.

Assim, tendo em conta que um dos conteúdos a lecionar, era a ”Geodinâmica e Formação das Ilhas”, achamos por bem levar todas as turmas do 6º ano ao OVGA, onde os alunos puderam ter uma visita guiada, conduzida por dois monitores com formação na área, que os levaram numa “viagem” aos primórdios do arquipélago, permitindo-lhes conhecer a posição dos Açores no contexto das placa tectónicas, ter a noção de sismicidade e vulcanismo, bem como perceber os factos e consequências da atividade sísmica e vulcânica que levaram à atual geografia das ilhas. Durante a visita puderam ainda atravessar um “túnel” que simula o interior de uma montanha em erupção, permitindo-lhes ouvir os diferentes sons produzidos pela Terra durante o fenómeno.

Visitaram ainda outra exposição, no mesmo edifício, sobre a evolução das espécies.

Esta foi, sem dúvida, uma experiência muito enriquecedora que permitiu aos alunos sair da sala de aula e aprender num contexto diferente, permitindo-lhes expor alguns dos conhecimentos que já possuíam e aprofundá-los, compreendendo melhor as especificidades da região em que vivem.

Ana Páscoa

Share