Nos dias 26 e 27 de janeiro de 2017, comemorou-se, na Biblioteca Escolar da Escola Básica Integrada de Lagoa, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

A atividade envolveu todas as turmas do 6.º ano e teve como fim maior não só (re)lembrar a figura de Anne Frank (a adolescente alemã judia que morreu de tifo e de fome, no campo de concentra- ção de Bergen-Belsen, em 1945, poucos meses antes do fim da 2ª Guerra Mundial), mas também homenagear e manter viva a memória das vítimas do Holocausto.

As turmas foram convidadas a assistir ao documentário The short life of Anne Frank (2001), onde a história da sua vida é contada com citações do seu diário, fotografias únicas dos álbuns da família Frank, a única filmagem com Anne Frank e históricos excertos de filmes da época.

Posteriormente, houve um debate sobre o mesmo e, para finalizar, as professoras contaram a história O Princípio, da contista galega Paula Carballeira.

Esta relembra-nos que não só é possível olhar de outro modo para as situações especialmente adversas (salientando a importância dos afetos, em detrimento de “valores” materiais), mas também que está na nossa mão, pela atitude que adotamos diariamente, mudar o rumo do destino.

Professoras Ana bela Cura e Edite Preto