A pedido de muitas crianças e famílias, e dada a participação e o impacto positivo que teve na comunidade educativa a realização desta atividade no ano letivo anterior, a escola EB1/JI Tavares Canário resolveu, mais uma vez, abrir as suas portas e organizar a atividade “Adormecer com os livros”, no âmbito do Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar. Esta foi organizada pelo pessoal docente e não docente deste núcleo e contou com a disponibilidade e colaboração da professora Anabela Cura e da educadora de infância Alda Casqueira Fernandes, docentes do projeto “Canta Comigo, Leio Contigo”, que aceitaram o convite para a sua dinamização.

A atividade “Adormecer com os livros” tem como objetivos desenvolver nas crianças o gosto pela leitura; proporcionar momentos lúdicos, de rigor pedagógico e ricos de aprendizagem; contribuir para o aumento dos níveis de literacia e de alfabetização das crianças e jovens, desde os três anos de idade e fomentar a relação escola família.

Assim, no passado dia 20 de janeiro, pelas 20 horas, as crianças foram chegando à escola muito expectantes e animadas, vestidas com os seus pijamas, transportando mantas, almofadas e peluches, que lhes proporcionaram um conforto e bem-estar naquela noite que era fria mas de festa. Alguns pais também se vestiram de igual modo para usufruírem daquele momento em família.

Durante a sessão foram entoadas canções e contadas três histórias de modo muito dinâmico e interativo, apelando à participação dos presentes e prendendo a atenção de crianças e adultos. Todos demonstravam expressões de prazer e agrado pelo que vivenciavam e as crianças estiveram sempre muito envolvidas e pediam mais…e mais…e mais…

No final da atividade foi proporcionado um momento de convívio com a distribuição de “chocolate quente” a todos os presentes, onde esta atividade foi comentada e muito enaltecida pelos familiares.

As crianças, essas, estavam especialmente felizes!

Obrigado a todos os que participaram e nos ajudaram a promover este tipo de iniciativa e a fazer deste momento, mais uma vez, um sucesso! Às dinamizadoras, o nosso muito obrigado pela disponibilidade e dedicação, que retratam bem o que gostam de fazer.

Muitos parabéns pelo seu desempenho que proporcionará, com certeza, “sonhos felizes”, depois de “Adormecer com os livros”.

A equipa organizadora

Share