“O Prazer de ler” na EBI de Água de Pau (SEMANA DA LEITURA – DE 27 A 31 DE MARÇO)

Cerimónia de abertura da Semana da Leitura

A cerimónia de abertura da Semana da Leitura – “O Prazer de Ler”- teve início, às 10h e 35m, na biblioteca escolar da EBI de Água de Pau. O discurso inaugural coube à Presidente do Conselho Executivo, Joana Montalvão Medeiros, e à coordenadora da biblioteca. Uma vez apresentado o programa da leitura, a professora Ana Rita Matias e a aluna Natacha Cabral cantaram o poema “Há palavras que nos beijam”, de Alexandre O´Neill. A cerimónia encerrou com as visitas da Florbela Espanca e do Fernando Pessoa e com a visualização da curta metragem brasileira “A rapariga que odiava livros”. E que sorte a nossa ….. sermos visitados por escritores/atores logo no primeiro dia da Semana da leitura, dia 27 de março, precisamente no Dia Mundial do Teatro!!!

Encontro com a escritora Isabel da Silveira

A escritora Isabel da Silveira apresentou, no dia 27 de março, o seu livro de poesia Virar de página – Ecos de mim. Após refletirem sobre as ilustrações patentes na obra, os discentes foram convidados a declamar alguns dos seus poemas. As turmas DOV, 5ºA, 5ºB, 5ºC, 6ºB e 6ºTPCA estiveram presentes no auditório, no dia 27 de março, tendo participado no encontro com a referida escritora.

Hora do Conto na Pré e no 1º Ciclo

As turmas da Pré e aquelas do 1º ano puderam participar na hora do conto que, na Semana da leitura, se debruçou sobre três livros: De que cor é um beijinho?, de Rocio Bonilla; Cuquedo, de Clara Cunha, e Não fui eu!, de Christian Voltz. As sessões de conto foram desenvolvidas por dois membros docentes da equipa da biblioteca e pela professora convidada, Cláudia Tavares.

Encontro com a escritora Paula de Sousa Lima

A escritora Paula de Sousa Lima, que integra a Comissão Coordenadora do Plano Regional de Leitura, professora na Escola Secundária das laranjeiras e autora de livros como Quando eu mover a sombra das montanhas, Crónica dos Senhores do Lenho, Tempo Adiado, Os últimos dias de Pôncio Pilatos e O Paraíso, a sua mais recente obra, aceitou o convite da equipa da biblioteca e falou sobre si e a sua atividade literária no dia 28 de março. As turmas A do 7º ano e A e B do 9º ano participaram no encontro e saciaram algumas das suas curiosidades.

Concurso de soletração

Os alunos do 3º ano e os alunos das turmas H e I do 4º ano participaram no concurso de soletração de palavras “Soletrar a brincar”, no dia 29 de março. Após terem sido selecionados três alunos por turma, os concorrentes escolheram, numa primeira etapa, um tema e competiram entre si. A soletração correta de algumas palavras da obra Trinta por uma linha, de António Torrado, ditou, na fase seguinte, os vencedores. Assim sendo, os alunos Matias Calouro (3ºF), Hélio Furtado (3ºG) e Afonso Branco (3ºF) alcançaram o 1º, 2º e 3º lugares, respetivamente, no que diz respeito aos alunos do terceiro ano. Relativamente ao quarto ano, o aluno Tomás Costa (4ºH) obteve o 1º lugar, cabendo o 2º lugar ao aluno Simão Pedro (4ºI) e o 3º lugar ao aluno Dimas Carreiro (4ºH). No final, foram distribuídos os certificados pelos concorrentes e os vencedores pousaram para a posterioridade junto da Vice-Presidente, Susana Barrinho, que integra a equipa da biblioteca.

Concurso “Caça ao erro”

Ao concurso de soletração, seguiu-se um outro de caça ao erro, igualmente, no dia 29 de março. Desta vez, os alunos inscritos no concurso, exclusivamente do 5º ano de escolaridade, em equipas de dois ou três elementos, tentaram encontrar/caçar uma série de erros: erros ortográficos, erros de acentuação, erros de flexão de tempos verbais e erros diversos num excerto da obra O Príncipe Nabo, de Ilse Losa. Os resultados foram divulgados no dia 31 de março, no último dia da Semana da leitura, tendo sido apurados como vencedores os seguintes alunos/equipas: Lúcio Carreiro, Martim Tavares e Tomás Couto, da turma 5ºB (1º lugar), Matilde Galego e Matilde Sousa, da turma 5ºA (2º lugar) e, por último, Miguel Pereira e Diogo Torres, da turma 5ºC (3º lugar).

 

Share