Nos dias 2, 8 e 15 do mês de março, as turma A, B e C do 7º ano da EBI de Água de Pau participaram na segunda sessão do projeto “Newton gostava de ler”, projeto apoiado pela Câmara Municipal da Lagoa, e resultante da parceria entre a Universidade de Aveiro, a Fábrica da Ciência, a Expolab e a Rede Regional de Bibliotecas Escolares.

Sob o tema “Lâmpada de gelo”, os alunos ouviram a leitura expressiva de alguns capítulos do livro Os mistérios de Casimiro, de António Pocinho, pela voz da coordenadora da biblioteca, a professora Ângela Coroado, e de duas alunas da turma 8ºA: a Bianca Almeida e a Margarida Ponte. Casimiro, a personagem principal, um rapaz curioso, duvidou das coisas tal como elas são apresentadas, criando mistério em redor de tudo. Desafiou e questionou as leis fundamentais da física e as convenções sociais que são impostas.

A partir de uma dissertação da personagem principal do livro acerca de uma avaria de um candeeiro, partiu-se para uma experiência relacionada com fenómenos óticos. Esta atividade experimental foi desenvolvida pela professora de físico-química, a professora Hermínia Rodrigues. Fazendo uso de balões, Leds, fios elétricos, fita isoladora, cordel, tesoura, pilha e seus suportes, os alunos, após algumas explicações científicas, elaboraram um candeeiro de gelo que acenderam no final da sessão. Então, apagaram-se as luzes da biblioteca e os candeeiros irradiaram as suas luzes coloridas pelo espaço.

Novamente, conjugaram-se os livros com a ciência. A sessão iniciou-se com a leitura de excertos de uma obra, tendo culminado com a realização de uma experiência de base científica.

 

Share