ebi-agua-de-pau-aposta-da-natal_jan17

“Banho não, banho não, só preguiça e diversão”, assim cantaram o sapo Chispas, a Mirrotas Maluca e a borboleta Josefina, fantoches de meia do clube de expressões “Rua da Lua”, numa peça que procurou celebrar o Natal e sensibilizar a comunidade educativa para a importância dos hábitos de higiene diários.

Criada em parceria com o Gabinete de Saúde escolar, “Uma aposta malcheirosa” contou com a colaboração do assistente operacional José Monteiro, que presenteou a escola com a sua arte, construindo o cenário de madeira usado na peça e orientando todo o trabalho de pintura do mesmo levado a cabo pelos alunos. De resto, foram os membros do clube que elaboraram todos os fantoches, adereços e decorações usados na apresentação da peça, que ocorreu nos dias 13 e 15 de dezembro às turmas da pré-primária e do 4º ano, respetivamente.

Integrada na área específica de intervenção da “Promoção de saúde e de literacia em saúde”, a atividade visou, segundo a responsável pelo Gabinete de Saúde da escola, Odília Mancebo, “interiorizar desde cedo estes hábitos do mesmo modo que aprendem a usar o garfo e a faca, de forma natural, espontânea”.

Para os membros do clube da biblioteca, esta foi, acima de tudo, uma atividade lúdica, que lhes permitiu um convívio saudável com jovens de outras turmas e de outras idades e expressar a sua identidade pessoal e imaginação através do teatro, da música, da expressão plástica e do movimento. A aposta do clube de expressões foi, no fim de contas, útil e agradável, como afirmaram, no final da peça, os fantoches Saúde e Bem-estar, que provaram que lavar as mãos, tomar banho todos os dias e lavar os dentes, deixa toda a gente sorridente.

Equipa da BE

Share