EBI Agua de Pau - AlunaO texto produzido pela aluna Carolina Soares, do oitavo ano, turma B, a partir do estudo, em aula, do conto “Parece impossível mas sou uma nuvem”, de José Gomes Ferreira.

“Ser uma nuvem” refere-se à capacidade de transformação do ser humano para se adaptar à sociedade em que vive, àquilo que esperam de nós, por oposição àquilo que é o nosso eu verdadeiro e único.

E, por vezes, também eu sou
uma nuvem …

E, por vezes, também eu sou uma nuvem, embora muitos o achem impossível, mas a realidade é mesmo essa…
Por vezes e quase sempre sou uma nuvem: cada ser me vê como quer, é muito raro alguém ver a realidade que eu sou, por mais que me esforce ninguém sequer tenta ver a verdadeira pessoa que há em mim…

Sou uma nuvem porque para uns sou arrogante, mas para quem me conhece de verdade sabe que sou o oposto, até sou o tipo de pessoa que faz de tudo para ser aceite pela sociedade, sou uma rapariga que ajuda sempre que pode mesmo sabendo que será raro ser ajudada.

Sou uma nuvem quando estou a sofrer e, mesmo assim, saio por aí fora com um sorriso no rosto, aquele sorriso falso, mas em que todos acreditam e, por vezes, um simples sorriso esconde uma tristeza enorme que não pode ser exposta, pois fará todos pensarem sobre a minha dor ou até mesmo julgá-la… Sou só eu própria quando estou sozinha entre quatro paredes a pensar sobre tudo o que se passa e até mesmo o que não se passa.

Vivo em sociedade como uma nuvem transparente que todos julgam, mas que ninguém procura amar e ajudar. Conto pelos dedos as pessoas capazes de entender as minhas emoções através de um olhar, o meu olhar transmite tudo o que há dentro de mim, só não vê quem não quer… e o problema é mesmo esse… as pessoas não tentam ver a realidade, elas procuram ver apenas o que mais lhes convém.

Sou uma nuvem quando deixo de navegar nos meus pensamentos para ser a menina que todos julgam e ninguém conhece! Sou uma simples nuvem rodeada de seres cruéis que preferem deixar uma pessoa em baixo ao invés de ajudá-la a se levantar e mostrar o talento de viver que há dentro dela… Sim! Porque viver é um talento! É o talento que muitos escondem atrás das suas nuvens “protetoras”, protetoras porque muitas vezes estas os ajudam a esconder os sentimentos que serão menos aceites pela cruel população que nos rodeia. Este é o nosso mundo… um mundo cheio de nuvens com muito talento, mas com medo de fazerem má figura perante os outros.

Sou uma nuvem que adora o seu talento de viver, mesmo sabendo que sou julgada por todos …

Share