Ao longo do ano letivo 2016/17, os alunos da EBI de Água de Pau visitaram, por diversas vezes, a Biblioteca Escolar, tendo feito uso do empréstimo domiciliário como meio para aumentar os seus hábitos de leitura.

No 1º Período, de todos os discentes da escola, aqueles que mais requisições efetuaram foram os que seguem: Miguel Vieira, da turma A do 1º ano, com 17 requisições; Isabel Valente, da turma D do 2º ano, com 17 requisições; Romina Couto, da turma F do 3º ano, com 9 requisições, Matias Raposo, da turma I do 4º ano, com 21 requisições; Matilde Galego, da turma A do 5º ano, com 3 requisições; e Francisco Almeida, da turma B do 9º ano, igualmente, com 3 requisições. Deste conjunto, deu-se particular destaque ao aluno Matias Raposo como o leitor mais da biblioteca, uma vez que foi aquele que mais requisições efetuou no 1º período.

Em relação aos livros e autores requisitados, destacou-se, de um modo geral uma preferência por contos. No 1º ciclo A girafa que comia estrelas, de José Eduardo Agualusa, e os Ciclos de Mariana Magalhães e Cristina Quental encontraram-se entre os livros mais lidos; A Fada Oriana, de Sophia de Mello Breyner Andersen e O principezinho, de Saint-Exupéri foram os favoritos dos alunos do 2º ciclo; enquanto que os livros O Alienista, de Machado de Assis e Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente foram os mais requisitados junto dos alunos do 3º ciclo.

No 2º Período, a BE deu, novamente, destaque aos alunos que mais requisições efetuaram: Isabel Valente, da turma D do 2º ano, com 14 requisições; Hélder Pacheco, da turma I do 4º ano, com 11 requisições; Ana Maria Almeida, da turma D do 2º ano, com 10 requisições; e Martim Trindade, da turma I do 4ºo ano, com 9 requisições. No 2º ciclo, as alunas Paula Correia e Ana Rebelo, da turma 5º A e Ana Correia do 6º A foram aquelas que mais leram. No 3º ciclo, destacaram-se as alunas Catarina Tavares, da turma B do 7º ano, Sabrina Pires, da turma B do 8º ano, e Ana Pereira, da turma C do 8º ano. Do conjunto de todos os discentes, a aluna Isabel Valente foi eleita a leitora mais da biblioteca, uma vez que foi aquela que mais requisições efetuou no 2º período.

Relativamente aos livros e autores requisitados, manteve-se, de um modo geral uma preferência por contos. No 1º ciclo, o autor mais lido foi Guerra Junqueiro. No 2º ciclo, os livros mais lidos foram A Viúva e o Papagaio, de Virginia Woolf, Eu sou o máximo, de Rose Wilkins, e A vida mágica da sementinha, de Alves Redol. Os livros O gato malhado e a andorinha Sinhá, de Jorge Amado, O meu pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos, As gémeas – o terceiro ano em Santa Clara, de Enyd Blyton, A abóboda, de Alexandre Herculano e O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andersen, foram os mais requisitados junto dos alunos do 3º ciclo.

Por último, no 3º Período, foram destacados entre os leitores mais assíduos:  os alunos Neusa Silva, da turma 2ºD (8 requisições); António Cabral, da turma 3ºF (8 requisições); Hélder Pacheco, da turma 4ºI (5 requisições); e Gonçalo Machado da mesma turma e com o mesmo número de requisições; no 2º ciclo, as alunas Vanessa Machado, Matilde Galego e Marta Couto, da turma 5ºA, requisitaram 2 livros; e, por último, no 3º ciclo, salientou-se a aluna Jessica Craveiro, da turma 8ºC, que requisitou três livros durante o período em questão.

No que diz respeito às preferências dos alunos, os contos e os livros da autoria de Carlos Coelho de oliveira constituíram a preferência dos alunos do 1º ciclo; no 2º ciclo, destacaram-se os livros da autoria de Ilse Losa (O Princípe Nabo), Antero de Quental (As fadas) e Susana Teles Margarido (Luna e as fantásticas ilhas dos Açores). Por último, no 3º ciclo, salientaram-se as obras Este livro que vos deixo, de António Aleixo, e  Os filhos da droga, de Christiane F.

Assim, no final do ano letivo, a equipa da BE aproveita para felicitar, de modo mais particular, os seus leitores mais assíduos, fazendo votos de que leiam muito durante as férias escolares e regressem (sempre) à BE…

Equipa da BE da EBI de Água de Pau

Share