EBI Agua de Pau Leitores_Fev17

Durante o primeiro período, foram várias as visitas dos alunos da EBI de Água de Pau à biblioteca e várias as requisições efetuadas. Livros foram lidos, imagens foram observadas, histórias foram ouvidas… E assim se foi desenvolvendo a curiosidade, o interesse, a concentração, a atenção e… os hábitos de leitura!

Consultando a estatística das requisições de livros na BE (biblioteca da escola), no período transato, destacaram-se os três primeiros lugares! A equipa da BE achou pertinente investigar o número de requisições efetuadas por ciclo, por ano de escolaridade, por turma e por alunos, assim como averiguar os livros e os autores mais procurados pelos alunos da escola.

Desta forma, relativamente às requisições efetuadas, destacou-se, em larga escala, o primeiro ciclo, seguindo-se o terceiro e, por último, o segundo ciclo.

Quanto aos anos de escolaridade e às turmas que mais requisições fizeram, encontra-se, em primeiro lugar, o primeiro ano, em seguida, o segundo ano e, em terceiro lugar, o quarto ano. As turmas destacadas foram o 1ºA, seguida do 1ºB e do 2ºD.

Passando aos alunos propriamente ditos, a equipa da BE selecionou os “Leitores +”, ou seja, os alunos que efetuaram três, ou mais, requisições. Assim, no primeiro ciclo, foram destacados o Matias Raposo, do 4ºI, a Isabel Valente, do 2ºD, e o Miguel Vieira, do 1ºA. Há a registar que o Matias Raposo foi eleito o “Leitor +” do primeiro ciclo e da BE! No segundo ciclo, foram destacadas a Matilde Galego, do 5ºA, a Nicole Silva, do 5ºC, e a Maura Carvalho, do 5ºB. Por fim, no terceiro ciclo, destacou-se apenas o Francisco Almeida, do 9ºB.

Relativamente aos livros e aos autores mais procurados, no primeiro ciclo, salientou-se A girafa que comia estrelas, de José Eduardo Agualusa. Em seguida, destacaram-se as coleções Ruca, de Joceline Sanschagrin e outros autores, e os Ciclos, de Cristina Quental e Mariana Magalhães. Houve também uma grande preferência por contos. Como autores preferidos, encontram-se José Eduardo Agualusa e Oscar Wilde.

No segundo ciclo, destacaram-se os livros A Fada Oriana, de Sophia de Mello Breyner, A pesca da baleia e outras narrativas, de Raul Brandão, e O principezinho, de Antoine Saint-Exupéry. Outros autores da preferência dos alunos são Alice Vieira, Virgínia Woolf e Regina Punha.

Quanto ao terceiro ciclo, os livros mais procurados foram O Alienista, de Machado de Assis, o Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, e Maria Moisés, de Camilo Castelo Branco. Jorge Amado, Oscar Wilde, Raul Brandão e Almeida Garrett também figuram entre os escritores preferidos no terceiro ciclo.
E continuem a ler! Leiam, leiam muito! Independentemente da idade ou do nível de escolaridade, o importante é ler! A leitura é, e será sempre, aquela amiga que nos faz sonhar, viajar e encantar… Por isso, sonhemos, viajemos e encantemo-nos!

Equipa da BE

Share