ebi-agua-de-pau-be-vai-as-aulas

A biblioteca da EBI de Água de Pau tomou a iniciativa de ir às aulas de diversas turmas dos segundo e terceiro ciclos. Os docentes pertencentes à equipa organizaram-se de forma a que cada um deles conseguisse estar com o maior número de turmas possível.

Pretendeu-se divulgar o acervo da classe 8 – Literatura -, fundamentalmente da secção juvenil, aumentar o número de leitores dos ciclos supramencionados e levar os alunos a frequentar a biblioteca da escola (BE). Esta atividade envolveu, assim, as turmas 5ºA, 5ºTPCA, 5ºC, 6ºA, 6ºTPCA, 6ºB, POII, DOV, Pré-profissionalização, 7ºA, 7ºTPCA, 7ºB, 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA e 9ºC.

Cada docente levou consigo uma mala de viagem carregada de livros, o que despertou, imediatamente, a curiosidade dos alunos. Antes destes tomarem contacto com as obras, foram realizadas atividades que os levassem a “saborear” a beleza das palavras e de frases repletas de significados. Foram, ainda, narrados breves resumos de contos de vários autores e declamados excertos de poesia, de modo a que os discentes se apercebessem da magnificência da leitura. Os alunos tiveram ainda a possibilidade de visualizar trailers de filmes, ou vídeos curtos, baseados em obras, tais como O Principezinho, de Saint Exupéri, ou A Fada Oriana, de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Despertado o interesse pela leitura, os discentes tiveram, então, a oportunidade de contactar com os livros que recheavam a mala de viagem que tanto os tinha intrigado. Depois de os folhearem, lerem algumas passagens e verem ilustrações, escolheram o livro que mais gostaram e requisitaram-no, para o lerem no aconchego das suas casas nesta época natalícia, de paz, amor e …. descanso!

Foram tiradas fotografias dos discentes com os livros que requisitaram, as quais podem ser visualizadas na página do facebook da Biblioteca de Água de Pau.

Mais uma vez, e de forma diferente, foi cumprida a nossa missão: fomentar o prazer pela leitura!

Docente Catarina Viveiros, membro da BE

Share