Açores-Lagoa-Diario-Noticias-Autonomia-PSD-Duarte-Freitas-Encontro

O presidente do PSD/Açores defendeu  “ser necessário agir agora no aperfeiçoamento e na reforma do regime autonómico para continuar a assegurar o desenvolvimento para os Açores”.

“Se não duvidamos da Autonomia enquanto solução de auto governo, a crise profunda em que os Açores se encontram, por si só, exige pensar sobre que Autonomia desejamos e que soluções devemos procurar para retomar o caminho do crescimento e do desenvolvimento na nossa Região”, defendeu Duarte Freitas, recordando que, “infelizmente, os números falam por si: cerca de vinte mil desempregados, milhares de cidadãos em situação de ocupação temporária, e uma dimensão trágica no que respeita ao desemprego jovem”.

Para o presidente do PSD/Açores, “os Açores não se desenvolvem deixando ilhas para trás, mas não se estão a desenvolver porque, neste momento concreto, todas as ilhas parecem estar a ficar para trás”.

Nesse sentido, “o PSD/Açores vai propor a extinção do cargo de Representante da República, na primeira oportunidade para que tal aconteça, e continuar a defender as propostas já apresentadas no parlamento sobre a redução de deputados regionais”, disse Duarte Freitas.

O presidente do PSD/Açores falava aos participantes na primeira reunião pública do grupo de trabalho “Pensar a Autonomia do Futuro”, na qual explicou que estas duas posições fazem parte do património histórico do partido, estando os sociais democratas empenhados “numa verdadeira reflexão sobre a necessária reforma da Autonomia”.

Para Duarte Freitas, “esta reforma não pode ser encarada como uma tentativa do PSD/Açores, ou do PS caso aceite debater este assunto, para retirar ou diminuir a expressão dos partidos de menor representatividade, mas sim como uma tentativa de todos os partidos para conseguir encontrar um modelo que permita manter pluralidade e representatividade”.

O grupo de trabalho “Pensar a Autonomia do futuro” foi constituído pelo PSD/Açores para estudar iniciativas a propor pelo partido e é coordenado pelo professor universitário Carlos Amaral.

DL/PSD-A

Share