2164

Diretor Regional do Ambiente afirmou que o concurso ECO Freguesia, Freguesia Limpa teve resultados “extremamente positivos” na edição do ano passado, a que concorreram 112 das 154 freguesias dos Açores.

Hernâni Jorge, que falava na cerimónia de entrega das primeiras bandeiras relativas ao concurso de 2013, frisou que aderiram a esta iniciativa 72% das freguesias da Região, admitindo que “com o passar do tempo, a totalidade das freguesias, ou quase todas as freguesias, se sentirão na obrigação” de contribuir para os objetivos deste projeto.

O Diretor Regional sublinhou ainda que “a grande maioria das freguesias concorrentes obteve os galardões máximos”, sendo certo que, mesmo naqueles casos onde tal não foi possível, “evidenciaram esforço meritório de reconhecimento”.

Hernâni Jorge revelou que os apoios atribuídos pelo Governo dos Açores às freguesias concorrentes no concurso de 2013 totalizaram 325 mil euros, mas adiantou que esse valor terá um acréscimo de 15% no concurso deste ano, cujo prazo de candidatura termina a 10 de março.

O Diretor Regional do Ambiente considerou, no entanto, que “não é apenas pelos apoios financeiros que as freguesias aderem a esta iniciativa, mas sobretudo porque a generalidade dos autarcas de freguesia fazem questão em manter os espaços das suas freguesias cuidados, limpos e apresentáveis”.

O concurso ECO Freguesia, Freguesia Limpa é organizado pelo Governo dos Açores, através da Secretaria Regional dos Recursos Naturais, envolvendo as direções regionais do Ambiente e dos Assuntos do Mar, tendo como principal objetivo reconhecer e distinguir os esforços das freguesias e a colaboração das populações na limpeza, remoção e encaminhamento para destino final adequado dos resíduos abandonados em espaços públicos, incluindo as linhas de água e a orla costeira, bem como o desenvolvimento e participação em programas e ações de sensibilização e educação ambiental.

Esta iniciativa, que decorre anualmente nos Açores desde 2010, pretende premiar o bom desempenho ambiental dos cidadãos e entidades intervenientes e a sua realização é justificada pela crescente importância para o bem-estar das suas populações.

DL/Gacs

Share