Apicultura-abelhas-mel-cefal

O Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL) acolheu no passado sábado, 17 de maio, uma sessão teórico-prática sobre a apicultura, dinamizada por António Silveira, com a carga horária de 7 horas.

O período da manhã foi dedicado à vertente teórica, com António Silveira a fazer uma  breve introdução histórica desta atividade, a organização da colmeia, os cuidados a ter no apiário, as formas de criar e manter uma colmeia e as funções das diferentes abelhas.

Na segunda parte e atendendo ao tipo de formação, os participantes visitaram uma colmeia num ambiente doméstico, aplicaram as normas de segurança e assistiram em loco alguns dos conteúdos aprendidos na primeira fase. Foi ainda servido um chá com mel num ambiente familiar. Posteriormente presenciaram ao processo da cresta numa melaria da Quinta do Além, situada no Livramento.

António Silveira é licenciado em Património Cultural e dedica-se à apicultura há mais de 6 anos.

O CEFAL, gerido pela Câmara Municipal de Lagoa, tem apostado em acolher, promover e divulgar diversas atividades de índole ambiental, fomentando e incutindo conhecimentos e valores na população. De salientar que no próximo mês o CEFAL já tem agendada a atividade que desenvolve anualmente, a limpeza da orla costeira e subaquática, prevista para o dia 7 de junho.

DL/CML

Share